Covid-19: manutenção de sistemas de ar condicionado é atividade essencial

Publicado no dia: 14/07/2021
Covid-19: manutenção de sistemas de ar condicionado é atividade essencial

Serviços precisam ser mantidos, conforme decreto federal, em meio ao cenário da pandemia do novo coronavírus.

Em tempos de coronavírus, a manutenção de sistemas de refrigeração e ar condicionado está inclusa entre as atividades consideradas essenciais. A avaliação é da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).

Segundo o decreto federal que regulamenta a lei de enfrentamento à pandemia de covid-19, são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais.

O texto considera que ar condicionado e a refrigeração são, numa situação potencial de doença generalizada, essencial para preservar a vida em um ambiente hospitalar. Dessa forma, é fundamental essas instalações estejam em condições de uso imediato, garantido pela manutenção preventiva e corretiva.

Diversos serviços elencados pelo decreto como essenciais precisam de sistemas de ar condicionado e de refrigeração para seu funcionamento, entre os quais assistência à saúde, telecomunicações e internet.

Segundo a legislação em vigor, as autoridades deverão observar, quando de imposições de medidas restritivas às pessoas físicas e jurídicas, a manutenção de serviços essenciais à saúde e bem-estar da população durante a crise do coronavírus.

Fonte: https://revistadofrio.com.br/2020/03/covid-19-manutencao-de-sistemas-ar-condicionado-e-atividade-essencial/