SIGA-NOS
Formulário de Contato

topo

Já programou a Manutenção preventiva de ar condicionado?

Por estes motivos, é importante ressaltar que a Lei 13.589/2018, sendo obrigatório dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, em ambientes de ar interior climatizado artificialmente.

Publicado no dia: 19/10/2020
Já programou a Manutenção preventiva de ar condicionado?
Fique atento a Lei 13.589/2018 

A manutenção preventiva de ar condicionado é a revisão realizada de forma a reduzir e evitar a falhas no desempenho dos equipamentos e sistemas de ar, seguindo um plano com suas periodicidades de manutenção, baseado em intervalos de tempo de acordo com seu uso. Assim, é elaborado os planos de manutenção baseados nos tempos dos equipamentos definidos pelos fabricantes; conseguindo precaver as falhas que ocorrem nos equipamentos bem como a conservação e vida útil dos equipamentos e sistemas de ventilação, climatização e refrigeração.

Por estes motivos, é importante ressaltar que a Lei 13.589/2018, sendo obrigatório dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, em ambientes de ar interior climatizado artificialmente.
 
  • Por que o plano de manutenção preventiva é importante?
O plano de manutenção preventiva de ar condicionado é imprescindível em diversas questões, uma vezes que trata-se de um equipamento que interfere diretamente na saúde e no bem-estar, sendo de uma empresa ou setor industrial. 

Segundo a Norma ABNT NBR 5462/1994, Manutenção Preventiva é: Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

Ou seja, é essencial para que o funcionamento não seja interrompido, além da capacidade de preservar a integridade do aparelho, evitando que um pequeno problema danifique outros componentes e/ou peças todas as atividades destinadas a prevenção de falhas, panes e quebras são encaradas como Manutenção Preventiva. Exemplo: Inspeções, Reapertos, Substituição de Itens Desgastados, Limpezas, Lubrificação, Ajustes, etc. 

O objetivo principal da manutenção preventiva é elevar e garantir os índices de disponibilidade e integridade dos equipamentos.

Geralmente, a manutenção preventiva consiste em uma inspeção geral do funcionamento do equipamento, da conservação das peças e uma limpeza em elementos como o filtro de ar, bandeja de condensado, ventilador e umidificador. O ideal é que a limpeza seja semanal, de modo a não comprometer a qualidade do ar que circula dentro desse ambiente.
Indústrias que manuseiam bens de consumo, por exemplo, não podem estar sujeitas a problemas de desempenho ou suspensão do funcionamento do equipamento, podendo comprometer até mesmo a qualidade dos produtos, principalmente em indústrias alimentícias, mas isso se aplica, também, os ambientes de uso coletivo.
 
  • Como desenvolver um Plano de manutenção preventiva de ar condicionado?
Desenvolver um plano de manutenção normalmente não é difícil de elaborar. Porém, criar um plano de manutenção amplo e competente, traz alguns desafios interessantes. Seria trabalhoso identificar as particularidades do que torna um plano de manutenção eficaz, sem entender como o plano faz parte do ambiente de manutenção como um todo.
Para adequar todos os processos que integram na manutenção preventiva, é essencial a existência de um plano de manutenção que contenha as seguintes informações:
  1. Quais serviços serão realizados;
  2. Quando os serviços serão realizados;
  3. Quais profissionais farão a execução dos serviços (Nome, Cargo ou Função);
  4. Quais recursos serão necessários para a execução dos serviços (máquinas, equipamentos, peças, ferramentas, materiais, etc.);
  5. Quanto tempo será gasto em cada serviço;
  6. Qual será o custo de cada serviço, custo por unidade e o custo total;
  7. Quais materiais serão aplicados; 
Para iniciar o projeto do plano de manutenção é a coleta destes dados pela identificação dos elementos que compõem a instalação industrial ou de serviços, ou seja, todos os equipamentos que compõem a instalação deverão ser identificados e registrados através de formulários, pastas e arquivos, o que facilita o acesso às informações e agiliza as comparações e análises.


A HEPA Filtros Industriais oferece filtros de acordo com a sua necessidade, para garantir uma manutenção eficaz e AR Limpo.


Contate-nos:
11 98452-3000
11 96363-4774
11 3796-7166
atendimento@hepafiltros.com.br
www.hepafiltros.com.br
« Voltar